O paradoxo do superdotado capacitista

Apareceu nessa comunidade AHSD (altas habilidades/superdotação) já em dois lugares diferentes a frase "a gente não consegue lidar com a lentidão das pessoas". Visto que AHSD não é transtorno, e sim uma condição, por não serem, em tese, pessoas com deficiência, no sentido jurídico do termo PCD, vejo que o AHSD não necessariamente vai se interessar pela problemática social dos transtornos mentais, pergunto: não seria capacitismo do superdotado não tolerar o ritmo mais lento das outras pessoas? Não seria falta de habilidade social do superdotado? Não seria falta de liderança o superdotado preferir resolver tudo sozinho? Essa intolerância à suposta lentidão da equipe não poderia levar ao underachievement do AHSD?


Por definição, o capacitismo tende a discriminar a neurodivergente e o deficiente, como pessoas não normais, ou incapazes. Na visão capacitista se espera apenas o mérito "normal" das pessoas, desconsiderando o mérito individual, atípico, não se consideram as potencialidades únicas do neurodivergente, o capacitista observa mais o desempenho "desconforme" do que o desempenho superior da pessoa em outras áreas.

Quando ouço, ou leio, a frase "as pessoas são lentas para mim", percebo um neurodivergente intolerante ao neurotípico, ou ainda pior, um neurodivergente intolerante ao neurodivergente. Eu, como já contei aqui, sou da comunidade dos autistas, e para falar a verdade a gente acha que os neurotípicos são a escumalha do universo, a maioria dos problemas da humanidade são responsabilidade dos neurotípicos, em tom de chat, em tom de piada, podemos até falar "neurotípico é tudo tapado", até porque os autistas sofrem muito nas mãos deles. Mas no grupo dos superdotados não podemos levar muito a sério a mensagem de que "as pessoas são lentas para nós" porque isso pode levar a um comportamento segregador e de superioridade, dentre outros problemas. O AHSD precisa ser acolhido e precisa aprender a acolher. Inclusão é uma via de mão dupla. Deixo essa reflexão.

Ricardo Ramalho

Postado originalmente na comunidade AHSD (Da Vinci)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página